quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

Determinação do Ponto de Fusão



Ponto de Fusão ocorre quando uma substancia passa do estado sólido ao líquido, nas condições normais de pressão.


Técnica tradicional:

materiais:

-Almofariz com mão, placa de aquecimento, copo de precipitação, tubo capilar, termómetro, suporte universal, elástico, garra e noz.


Procedimento:

-Começamos por introduzir dentro do tubo capilar a substância que pretendemos determinar o ponto de fusão (naftaleno). Colocamos o tubo capitar preso com um elástico ao termómetro e estes dentro de um copo de precipitação com água.


-O copo de precipitação colocado em cima da placa de aquecimento começa então o seu aquecimento.

-Quando o naftaleno entra em fusão, isto é passar do estado sólido para o estado líquido, retiramos os valores da temperatura, e comparamos com os valores tabelados para confirmar se a experiencia correu bem, ou se ocorreu algum erro.

-Se os valores forem idênticos aos tabelados, significa que correu tudo bem, se houver uma diferença muito grande entre os valores, teremos que recomeçar tudo do inicio, para que na segunda tentativa nos dê um valor próximo do tabelado.
O ponto de fusao do naftaleno ocorre á temperatura de ~ 80,2 ºC.
Quem descobriu e como surgiu a Cromatografia?

Foi o botânico russo
, Mikhail Semyonovich Tswet que inventou a primeira técnica cromatografica em 1900 durante suas pesquisas sobre a clorofila. Ele usou uma coluna de absorção líquida contendo carbonato de cálcio para separar pigmentos de folhas de plantas.

O que é a Cromatografia?
Cromatografia acontece pela passagem de uma mistura através de duas fases: uma estacionária ou também se pode chamar fixa, e outra móvel. A grande variabilidade de combinações entre a fase móvel e estacionária faz com que a cromatografia tenha uma série de técnicas diferenciadas.
Cromatografia é um método de separação de misturas e identificação de seus componentes. Esta separação depende da diferença entre o comportamento dos analisados entre a fase móvel e a fase estacionária.















Determinação de Rf:
A – 5 cm
X – 7 cm
Rf= 5/7 = 0,71 cm



Conculsão:

Podemos concluir que quanto maior a afinidade maior o Rf. A substancia preta é pura porque mantem sempre a mesma cor.

Destilação Fraccionada


O objectivo desta destilação é separar componetes cujos pontos de ebulição são muito próximos (menos que 25ºC)

Processo:
No balão de fundo redondo é colocada a mistura. Ao ser aquecida, a substância de menos ponto de ebulição, irá evaporar primeiro e seguidamente a outra. Ao encostar-se nas bolinhas da coluna de fraccionamento a primeira substância vai condensar voltando para o balão de fundo redondo, enquanto a outra continuará a subir, até encontrar o condensador. A cada salto da temperatura no termómetro deve recolher-se o destilado correspondente. No final do processo o copo de percipitação conterá o líquido mais volátil e o balão de fundo redondo o líquido menos volátil. A principal difrente no aparelho de destilação fraccionada é a presença de uma coluna de fraccionamento. O objectivo desta coluna é criar várias regiões de equilibrio líquido-vapor, enriquecendo a fracção do componente mais volátil da mistura na fase de vapor.

terça-feira, 20 de janeiro de 2009

Ponto de Ebulição


- Ocorre quando uma substância passa do estado líquido para o estado gasoso, e é constante para uma mesma substância nas mesmas condições de pressão.

Determinação do ponto de ebulição:
- Existem duas técnicas para determinar o ponto de ebulição, a técnica tradicional e outra utilizando o aparelho automático.

Técnica tradicional:
- Utiliza-se os seguintes materiais de laboratório:
-Suporte universal, nozes, garras, tubo de ensaio, rolha, termómetro, gobelé, capilar.

Procedimento:
- Começa-se por introduzir o líquido da qual se pretende determinar o ponto de ebulição (álcool ou acetona) no tubo de ensaio e colocamo-lo dentro dum gobelé com água.
- O gobelé e colocado em cima da placa e procede-se ao seu aquecimento. Dentro do tubo de ensaio e colocado o termómetro e o capilar. O termómetro nunca deve ficar mergulhado no líquido (álcool ou acetona).
- Quando o líquido entrar em ebulição, isto é, passar a fase gasosa, a nota se o valor da temperatura lida no termómetro. Devem realizar-se pelo menos 3 ensaios para determinação do ponto de ebulição.
- Existem aparelhos automáticos que permitem a determinação do ponto de ebulição.
… Este aparelho apresenta diversas vantagens em relação a determinação laboratorial como, a rapidez, precisão, exactidão e o uso de pequenas quantidades de amostras.

segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

A química é......

A ciência que estuda a matéria, são números e fórmulas, é um valor exacto, é uma ciência aplicada, uma explosão de ideias, ciência da vida, é o seu código genético e o Futuro.

Ser químico é......

Gostar do desconhecido, é ser curioso, mais de saber ciência é gostar da ciência, é gostar do trabalho em laboratório, é observar o universo e ter o poder de controlar no aspecto ciêntifico.